CRM – Sistema de Relacionamento com os Clientes

Essencial para controle da qualidade de atendimento e para geração de novas vendas

O CRM se compõe de softwares que: -automatizam as funções de contato com o cliente -permite melhorar a qualidade do atendimento -permite controlar os processos de captação de novos clientes – vendas, telemarketing, propostas, etc

gracrm

Principais formas de CRM:

  • CRM Operacional – É ainda o mais usual, seu principal objetivo é construir e manter canais de relacionamento com o cliente. Também é focado em auxiliar no gerenciamento de pedidos, produção e feedback. Entram nesse tipo de CRM também as centrais de teleatendimento, para que se tenha um contato mais intimista e detalhado com o cliente.
  • CRM Analítico – É utilizado para analisar cenários, gráficos e dados, visando conhecer e entender as necessidades dos clientes. Pode ser aliado a tomada de decisões da área de marketing, já que através de seus dados realiza a segmentação de clientes
  • CRM Colaborativo – Engloba todos os pontos de contato com o cliente. É utilizado para obter uma visão mais ampla do mercado, e integrar um número maior de informações ao banco de dados em um número menor de tempo.
  • CRM Estratégico – Utilizado para um estudo amplo do mercado e definição de estratégias. É através do CRM estratégico que se pode estabelecer uma tática e meta de venda e principalmente antecipar a necessidade dos clientes.